OS PRIMEIROS SERES HUMANOS
Num aspecto geral, a humanidade é denotada como resultado da evolução de uma raiz de primatas. Em certo momento, a raiz se dividiu em dois grupos, os pongídeos e os hominídeos, cada um apresentava sua evolução própria. O grupo dos pongídeos deu origem ao grupo dos grandes macacos modernos: chimpanzé, gorila, orangotango e gibão. Já o grupo dos hominídeos, evoluiu-se em dois gêneros: australopitecos e o homo. A partir de cada um desses grupos originaram-se diversas espécies, como o australopiteco afarensis, o homo erectus e o homo sapiens. Dessas espécies, apenas a do homo sapiens moderno, sobrevive.
Dois dos principais grupos de hominídeos ao longo da história da humanidade são:
australopiteco: é o mais antigo hominídeo conhecido. seus antepassados são desconhecidos, além disso, não se sabe quando ocorreu a separação dos hominídeos e dos pongídeos, tornando-se independente. Alguns fósseis dos australopitecos foram encontrados na África. Pesquisas recentes revelam que os primeiros hominídeos viveram entre 7 e 1,2 milhões de anos atrás;
homo erectus: é o primeiro hominídeo do gênero homo que se tem conhecimento. Alguns estudos apontam que ele viveu há cerca de 2,5 milhões de anos. Alimentavam-se não só de raízes e sementes, mas também de carne. Foin o primeiro hominídeo a povoar a Europa e a Ásia.
Pesquisa: Patrícia, grupo 14 (9º ano)
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A África é o território habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu a partir de subespécies proto-negróides (não confundir com os negróids atuais, frutos de complexas misturas com outras subespécies da Eurásia; exceto os da África Ocidental). Os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África.
ResponderExcluirPesquisa: Tallyson e Maria das Graças, grupo 13 (8º ano)