terça-feira, 23 de junho de 2009

A ORGANIZAÇÃO DE IFÉ
Esta foi a primeira civilização do Império Yorùbá a adotar a monarquia do tipo divina, essa é muito aceita pelos peritos na civilização de Ifé.
A posibilidade cidade de Ifé era cercada por uma muralha de cintura, que era ao mesmo tempo uma fortificação e um muro de arreira.
O reino do Benim está ligada a Ifé pelo seu fundador lendário, Oranyan, filho Oduduwa, o mesmo que será o prmeiro rei de Oyó. O vínculo social era o sangue, entre os iorubas, um indivíduo pertencia a uma família (Ebi) em iorubano, e só por causa deste elo de sangue, a um Estado. Quando vários reis invocaram um antepassado comum (Oduduwa), havia entre eles uma relação de irmãos e, entre eles e aquele que ocupava o trono do ancestral de todos 9o Oni de Ifé), o laço entre filhos e pais. Apesar das várias lendas sobre a origem real da monarquia de Ifé, sempre o soberano é considerado um rei divino. a unidade sociopolítica era aldeia, outro dado interessante sobre está sociedade, eram os teares, pois os homens também trabalhavam na tecelagem, com os pequenos teares, onde confeccionavam pequenas tiras, que mais tarde se uniam as grandes peças de pano feitas pelas mulheres, nos grandes teares, que mais tarde se uniam, formando a tapeçaria e vestuário de Ifé.
Pesquisa: Tallyson e Maria das Graças, grupo 13 (8º ano); Jacqueline, Fernanda, Mirla, Elvira e Patrícia, grupo 14 (9º ano ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário