quinta-feira, 18 de junho de 2009





3.A influência do colonizador: Além da influência cultural dos povos indígenas e africanos, também a temos dos europeus; no caso da Bahia, dos portugueses que para aqui vieram. Os portugueses que vieram para o Brasil no começo da colonização pertenciam a vários grupos sociais:
ricos ou nobres: donatários, governadores e altos funcionários da administração;
pobres: colonos (que vieram plantar cana e fabricar o açúcar) e soldados;
religiosos: jesuítas, que tinham a missão de dar assistência religiosa aos colonos e ensinar aos índios a fé cristã, a língua e os costumes portugueses.


Vejamos como essas pessoas e seus descendentes influenciaram a cultura brasileira:
na construção das casas: a técnica da taipa, na qual se constrói a casa com varas e barro; a planta das casas térreas e sobrados tradicionais da Bahia: porta principal, que se comunica diretamente com a sala de visita, longo corredor, tendo nas laterai os quartos mal-iluminados, seguido de sala de jantar, a cozinha e o banheiro ficam fora da casa. Essas casas eram construídas uma ao lado da outra, em série.
na alimentação: a marmelada portuguesa deu origem à goiabada e à bananada; doces feitos com muitos ovos são portugueses, olho-de-sogra, fios-de-ovos; o uso de louros, azeite, cebola e azeitona como tempero.
construção de igrejas católicas luxuosas e requintadas.
folguedos e festas de cunho religioso: bumba-meu-boi, terno-de-reis, marujada; festas natalinas, do Divino espírito Santo, de São Benedito, festas juninas.
artesanato, como: bordados com rococó, bainha aberta, ponto cheio, cruz, renda de bilro.
(Adaptado de: Albani Galo Diez. Segredos da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário