A CIDADE DE IFÉ
Ifé é um dos reinos do Império Yorùbá, as suas origens, mergulhadas na mitologia do seu deus Olodumare e os orixás, não nos fornecem , do ponto de vista cronológico, um ponto inicial preciso.
Os iorubas vieram do nordeste, talvez do Alto do Nilo, entre os séculos VI e XI, com paragens , em particular na região do Kanem. Ifé provavelmente foi habitada no século VI, data mais antiga fornecida até agora pelo método do radiocarbono a materiais recolhidos de escavações na cidade.
Ela foi o centro de dispersão, sendo reconhecida por todos os iorubas como a fonte mística do poder e da legitimidade: o lugar de onde partia a consagração espiritual (sendo Oni chefe de Ifé, o grande pontífice) e onde retornavam os restos mortais e as insígnias de todos os reis, Ifé era considerada uma cidade sagrada para os iorubas.
Pesquisa: Tallyson e Maria das Graças, grupo 13 (8º ano); Jacqueline, Fernanda, Mirla, Elvira e Patrícia, grupo 14 (9º ano ).
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ilê-Ifé é considerada pelos iorubas o lugar de origem de suas primeiras tribos. Ifé é o berço de toda religião tradicional ioruba ( a religião dos Òrìsà, o candomblé do Brasil), é um lugar sagrado, onde os deuses ali chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinaram aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. Ilê-Ifé é o “Berço da Terra”.
ResponderExcluirJosé Tallyson, grupo 13 (8º ano)