terça-feira, 23 de junho de 2009

Império Mali
Um dos grandes impérios da África Ocidental foi o do povo mali, também denominado como malinque e mandinga. Foi um Estado próximo ao rio Níger, que dominou esta região nos séculos XIII e XIV. De três impérios consecutivos, este foi o mais extenso territorialmente, comparado com o de Songhai e o de Gana.
O antigo reino de Gana desapareceu em 1076 e aí ergueu-se o maior de todos os impérios medievais africanos, o Império Mali. Gana foi-se mantendo sob o governo dos berberes e dos muçulmanos até 1240, quando o rei do Mali, Sundiata Keita, acabou por conquistá-lo. Sundiata era um mandingo, um dos grupos que ainda vivem no Mali atual.
O Mali ficou famoso entre os povos do mar Mediterrâneo pela notícia da fantástica peregrinação de seu rei, o mansa Musa. Ele atravessou o Saara com sua corte para ir a Meca, em quarenta dias sem reabastecimento. Muitos historiadores islâmicos registraram o acontecimento e foram relatadas pelos mercadores italinos que estavam no Cairo e testemunharam a chegada da caravana na cidade.
A expressão malê, derivada do iorubá imale, era o termo usado para designar os negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em árabe. Eram muitas vezes mais instruídos que seus senhores. No Brasil, foram responsáveis pela chamada Revolta dos Malês. Eram encontrados na Bahia em maior número e eram muito altivos.
Pesquisa: Elvira, Patrícia, Jacqueline e Fernanda, grupo 14 (9º ano) e José Tallyson, grupo 13 (8º ano)

Um comentário: