sexta-feira, 9 de outubro de 2009

HISTÓRIA DO BAIRRO SÃO FRANCISCO

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VIANA FILHO
Área: HISTÓRIA
Profª ANA EMIDIA SOUSA ROCHA
Ensino Fundamental II, 5º ao 9º ano
Direção:MARIA DE FÁTIMA COUTINHO e GIZÉLIA
Coordenação: ALESSANDRA ROSA RODRIGUES e EURICLÉIA SODRÉ BARRETO
Projeto: HISTÓRIA DO BAIRRO
Duração: 3º e 4º bimestres/ 2009.


1.Apresentação / Justificativa:


O presente projeto nasceu da necessidade de três pessoas: a professora, a aluna/aluno e a cidadã/cidadão ireceense. E a necessidade das três é a mesma: resgatar, conhecer e valorizar a História do bairro São Francisco de Assis como produto da construção humana. É claro que essa necessidade se motiva de formas diferentes nas três pessoas, mas ela está lá:
A professora necessita conhecer a História do bairro que abriga a escola onde trabalha, onde está as vivências de suas alunas e alunos para entender-lhes e ensinar-lhes melhor;
A aluna e o aluno precisam resgatar e conhecer a História do bairro como parte da sua própria História individual e coletiva e formar-se como ser humano de forma adequada;
A cidadã/ cidadão ireceense precisa conhecer e valorizar a História do bairro porque faz parte do seu entorno e precisa saber interagir com todas as pessoas de forma mais humana e solidária.
O bairro São francisco nasceu numa situação insólita: a necessidade de encontrar um lugar para as pessoas que não tinham onde morar e ocupavam terrenos baldios na cidade. É possível imaginar que as pessoas que vivem no bairro são pessoas empobrecidas materialmente, que vivem privações de várias ordens e são discriminadas em outros ambientes da cidade. Mas o bairro São francisco que se conhece hoje foi construído pela luta diária de pessoas trabalhadoras e esperançosas de um futuro melhor para si e seus filhos e filhas.

Há alguns anos trabalhamos nesta escola na perspectiva de melhorar a auto-estima das alunas e alunos, ensinar-lhes regras para o convívio social e cumprir a verdadeira função da escola: ensinar os conhecimentos construídos pela Humanidade e ser um espaço para a construção do seu próprio conhecimento. Não tem sido fácil... É assim que este projeto se constrói: na perspectiva de construir conhecimento sobre o mundo a partir de seu próprio conhecimento e de seu mundo.



2.Objetivos:

Conhecer a História do bairro São Francisco de Assis, valorizando a história da comunidade em que está inserido;
Compreender que a História é construída pelas pessoas;
Dar visibilidade a todos os grupos marginalizados pelo discurso histórico, como negros, mulheres, homossexuais, idosos e crianças;
Identificar os atores da nossa realidade histórica, dando-lhes voz;
Perceber a importância das mudanças de atitudes que possibilitem intervenções para transformar a realidade.

3.Conteúdos por grupo:

GRUPO 11 (6º ano):
Identidade e origem do nome do bairro;
Linha do tempo; formas de contagem do tempo;
Diferentes composições de famílias;
Relações de gênero e divisão sexual do trabalho;
Família e religiosidade;
Expressões e ritmos musicais presentes no bairro.
GRUPO 12 (7º ano):
Espaço e território;
Dados do bairro;
Formas de divertimento do bairro de ontem e de hoje;
História das tecnologias de comunicação no bairro;
Formas de comunicação presentes no bairro;
História dos meios de transporte utilizados no bairro;
Formas de acesso ao bairro.
GRUPO 13 (8º ano):
Acesso aos serviços públicos no bairro;
Abastecimento de água e saneamento básico ontem e hoje;
Serviço público de saúde ontem e hoje e atendimento às demandas;
Diferença no serviço prestado em outros bairros;
Abastecimento de gêneros alimentícios;
Alimentos consumidos;
Os mercados, quitandas, barraquinhas, vendedores ambulantes;
História da escola: origem do nome, construção, evolução no atendimento; merenda.
GRUPO 14 (9º ano):
Formas de construção de moradia no bairro;
Profissões no bairro:Herança cultural nas profissões;
Estética da população: penteados, vestimentas;
Religiões no bairro.


4.Metodologia:
O trabalho deste projeto será desenvolvido basicamente através da pesquisa de campo, pois não existem fontes bibliográficas sobre o bairro. O único material escrito disponível é o texto resultado de uma pesquisa realizada pela profª Vera Vasconcelos, editado em seu blog, apesar de trazer várias informações não são suficientes para este trabalho. Este texto será usado como ponto de partida para a nossa pesquisa. Para coletar informações serão feitas entrevistas ( gravadas, filmadas ou escritas), questionários e, se possível, formulários. Convidaremos algumas pessoas, através de cartas coletivas, para conversas na escola. Alguns textos serão escritos pelos grupos, outros individualmente e o texto final será feito pela professora. Será necessário elaborar um plano de trabalho de forma dialógica, no qual figurem os responsáveis pelo agendamento das entrevistas, pela elaboração de roteiros para as entrevistas e visitas, elaboração de questionários e formulários.

5.Procedimentos:
Apresentação e discussão do projeto;
Coleta de sugestões das alunas e alunos;
Levantamento das pessoas a serem entrevistadas;
Elaboração de roteiros de percurso e entrevistas;
Registro escrito das atividades do dia (visitas, leituras, entrevistas, vídeos);
Leitura de textos sobre o bairro;
Visita a pontos históricos do bairro;
Entrevista com moradoras e moradores;
Pesquisa em setores ( EMBASA, CORREIOS, COELBA, PSF, Prefeitura);
Roda de conversa;
Produção de textos.


6.Avaliação:
Segundo os PCNs “Avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurada e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos. É também considerar o modo de ensinar os conteúdos que estão em jogo nas situações de aprendizagem” .Para Luckesi (1995) avaliação “é um ato amoroso, acolhedor, integrativo e inclusivo”, seu objetivo é “ auxiliar o educador no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino-aprendizagem e responder a sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado”. Partindo deste pressuposto e crendo que a avaliação deve ser processual, contínua e diversificada, permitindo que as pessoas envolvidas neste processo possam ter uma formação plena e sistematizada, serão utilizados os seguintes instrumentos:
Pesquisa-Texto sobre um aspecto do bairro;
Registro no caderno sobre as atividades desenvolvidas;
Biografia de uma pessoa do bairro;
Auto-biografia;
Prova.

7.Referências :
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas Escolas Municipais de Salvador. Salvador, 200.
DURVAL, Herbate. Projeto Resgatando a História do Bairro, Irecê, 2008 (plano de aula).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Material didático do curso de Pós-graduação em História da Cultura Afro- Brasileira.Metodologia da Pesquisa Científica. FTC, 2008 (apostila).
Parâmetros curriculares nacionais: história/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
PEREIRA, Vera Lúcia Vasconcelos. Histórico do Bairro São Francisco.Irecê, 2008.

Um comentário:

  1. Como faço para ter acesso a esse material que foi produzido por vcs.
    Att,
    André Paternostro
    apater@hotmail.com
    71 9 9959 0877

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