terça-feira, 21 de julho de 2009






Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando pigmentos como : terra, carvão, fezes de aves com sangue, gordura e gema de ovos de animais.Usavam seus dedos e algum tipo rudimentar de pincel.
Pesquise mais no site:
http://www.brasilescola.com/historiag/a-pre-historia.htm



As "Venus Esteatopígicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, são manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" (Paleolítico Superior, início 40000a.C) e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe, Mãe Cósmica ou Mãe-terra.

A Vênus de Willendorf, uma pequena estatueta, de 9 cm, talhada em pedra edatada de + ou - 30 mil anos a.C. é a mais antiga escultura feita por mãos humanas. E é uma das evidências mais incontestáveis do culto de adoração a uma Deusa Mãe Terra...Mas não é a única, cerca de 40 mil pequenas estatuetas semelhantes foram encontradas em escavações arqueológicas na Europa, Oriente, África e América Central, e todas datadas de eras pré-históricas...


Texto do blog da Lealdade Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário